Please, read!

Try reading "What is Stepmonster?" and "What is QueenMic?" before reading anything more... Use the "QueenMic index" to read QueenMic pages in the correct order!

August 28, 2011

Eu Quero Saber

Texto originalmente postado no meu antigo blog: kattesquare.blogspot.com 
Letra escrita dia 5 de Fevereiro de 2011
Originally posted on my old blog:  kattesquare.blogspot.com
Text written on February 5, 2011
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

-Eu Quero Saber

Já li sobre isso em algum lugar
Com certeza eu já ouvi falar
Já me disseram que esse era o país da tolerância
Mas não seria essa a terra da ignorância?

Eu já decorei só de escutar
Mas eu nunca pude observar
Talvez seja o país do respeito entre as religiões
Terra de todas as raças sem condenações

Então eu quero saber
Por que agridem homossexuais
Como eu vi na TV
Então eu quero ver
O negro ter seu direito
Como vejo na TV
Será que eles falavam sobre esse mesmo país?
Então eu quero saber

Outro fanático invade o terreiro
Chamou o povo de lá de macumbeiro
Eu não consegui achar alguém que discordasse
Será que é assim mesmo que o brasileiro nasce?

O filho do rico te incendeia
Por que ele não para na cadeia?
Já ouvi falar sobre justiça na televisão
Mas parece que é só papo, eu nunca vi ação

(Refrão)

Será os políticos não assistem ao noticiário?
Será que o assunto deles é só monetário?

(Solo)

(Refrão)

---------------------------------------------------
Descrição (Eu Quero Saber)

Temática: A letra questiona a tolerância e o respeito dentro de nossa nação. Ouvimos falar tanto de respeito e de como a discriminação é crime, mas vemos em muitos noticiários e meio a própria sociedade que existem muitos casos de intolerância.

Estilo: É uma letra feita para o rock, de certo modo inspirada pelas temáticas criticas e ativista que se ouviam em canções de décadas passadas, onde a musica tinha seu critica social, tanto no rock nacional como na MPB. Acho que essa letra não combina com as bandas que fazem sucesso no cenário atual brasileiro. Elas não têm essa variedade cultural nas letras e falam muito de relacionamentos, é por isso que disse que as duas primeiras letras (Relação Infiltrada, Era Iludida) podem ser usadas pelas bandas atuais. Tem um instrumental e um vocal rápido e bem forte, mas não tão “raivoso” como em “Era Iludida”, é uma musica de forte questionamento sócio-político, mas não uma indignação emocional.

Característica musical dos versos

Estrofes: Em relação às estrofes de quatro versos, todos eles possuem uma melodia diferente. Já que o 1º inicia uma melodia que é completada pela do 2º, e o 3º uma melodia completada pelo 4º. Os dois últimos versos possuem uma duração maior que os dois primeiros. Após cada verso, um parada na voz para pouquíssimos segundo de pura musica instrumental, ou seja, esses versos não são cantados com pressa, não são cantados diretamente um logo após o outro.

Refrão: O brado do 1º verso é não é seguido diretamente pelo 2º verso. Melodia do 1º verso igual a do 4º, 2º igual ao 5º e 3º igual ao 6º. O 7º verso é mais longo e suave, com o instrumental suave para anteceder a força do 8ª verso, que é o brado “Então eu quero saber”.

Estrofe diferente: Essa á estrofe de dois versos. Assim como o 7º verso do refrão (porém com diferente melodia), esses dois versos são cantados com um duração maior de tempo e uma certa “suavidade”, antecedendo uma parte mais agitada da musica para fazer o contraste.

Solo: Não idealizo um solo “miraculoso” e complexo, apesar do solo apresentar composição diferente do acompanhamento instrumental do resto da musica, esse solo é apenas uma pausa para a voz, com composição simples, mas expressando a emoção da musica. Não idealizo o instrumental dessa musica como raivoso e pesado, apenas agitado e expressivo.

No comments: